Home Cidades Secretaria do Meio Ambiente da Capital notifica Cagepa para corrigir vazamento de...

Secretaria do Meio Ambiente da Capital notifica Cagepa para corrigir vazamento de esgoto no mar em João Pessoa

2
0
Sede da Cagepa em João Pessoa

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) notificou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), nesta segunda-feira (5), para que o órgão estadual realize a imediata manutenção dos poços de visita, fazendo cessar o descarte dos efluentes nas vias públicas de João Pessoa. A notificação foi necessária após ficar constatado o extravasamento de esgoto em vários pontos da Orla marítima da Capital, e o rompimento de uma rede coletora no bairro dos Bancários.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, trata-se de uma notificação preventiva para que as providências cabíveis à Cagepa sejam tomadas, resguardando, assim, a responsabilidade da Prefeitura Municipal que é de fiscalizar.

Silveira informou, também, que na próxima quinta-feira (8) haverá uma audiência com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para definir um cronograma com prazos para que a Companhia efetue as correções necessárias para evitar o extravasamento.

“Foram vários fatos constatados de extravasamento na Orla. Desde o Natal que nós estamos verificando, e hoje, nos Bancários, foi verificado o rompimento de uma rede coletora. Nós vamos intensificar ainda mais a fiscalização e pedimos que a sociedade acompanhe e comunique a Prefeitura de João Pessoa para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, requisitou Welison Silveira.

Conforme a notificação, as ocorrências se devem à limitação da capacidade das redes coletoras. No documento, a Semam “requer que sejam tomadas as providências cabíveis para a realização de ampliação das redes, de modo a sanar, definitivamente, os casos identificados, evitando, assim, a contaminação das praias urbanas, uma vez que se verifica o risco para toda a coletividade”.

Os efluentes – São resíduos líquidos ou gasosos resultantes de atividades humanas (domésticas, industriais, agrícolas) que, descartados sem tratamento, poluem o meio ambiente, alterando a qualidade da água e do ar, e podem causar graves problemas de saúde e ambientais, sendo obrigatório seu tratamento conforme as leis ambientais.

Serviço – O telefone da Semam para denúncias é o chatbot Acácia, no (83) 98214-7473, que funciona como WhatsApp. As informações devem trazer dados como endereço do local onde a infração está ocorrendo e horário. Fotos e vídeos com flagrantes podem ser enviados pois contribuem para a agilizar o processo de checagem das infrações.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here