Contrária à decisão do TRF-4 que retira a obrigatoriedade do enfermeiro em ambulâncias do suporte básico de atendimento, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Paraíba (Sindep), Milca Rego, em entrevista exclusiva ao Portal ClickPB disse que o órgão só tomou essa decisão porque não conhece a realidade da saúde no país: “Se eles estão entendo que não há essa necessidade do enfermeiro é sinal que não conhecem a realidade da saúde no país.”
Para ela, o acompanhamento do enfermeiro durante o atendimento em ambulância de suporte básico precisa de todo o aparato profissional e estrutural necessário e que sem os profissionais nessa condução o mais prejudicado será o paciente. “Quem mais sofrerá com essa decisão será o paciente que não terá o suporte adequado.”
Milca avalia a decisão como inadequada diante o cenário da saúde no Brasil. “Vejo com tristeza o MPF não entender a necessidade desse profissional na ambulância. Quem mais sofrerá com essa decisão será o paciente que não terá o suporte adequado. Se eles estão entendo que não há essa necessidade do enfermeiro é sinal que não conhecem a realidade da saúde no país. Era bom se o parente de uma pessoa dessa precisasse do serviço de atendimento do enfermeiro na ambulância e não tivesse.
FONTE: ClickPB