O ano de 2025 tem início com altas temperaturas, característica do verão. Na estação mais quente do ano, um especialista da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa alerta que é fundamental praticar alguns cuidados com a saúde e a segurança, a fim de que sejam evitadas doenças e problemas que aparecem com o clima mais quente, a exemplo de desidratação, câncer de pele e outras patologias.
Para o médico da Rede Municipal de Saúde, Felipe Montenegro, é necessário que as pessoas tomem algumas precauções, fundamentais para garantia da boa saúde neste verão. “É de extrema importância o entendimento das patologias que estão associadas às temperaturas mais altas neste início de ano. Para os cuidados com a pele, o uso do protetor solar, camisas térmicas, além de uma boa hidratação. O consumo de água nesse período previne desidratação e consequentes entradas em unidades de urgência e emergência”, ressaltou o profissional.
Dicas- As melhores dicas de como prevenir doenças no verão passam por vários cuidados pessoais, sendo ideal o aumento da ingestão de líquidos, como água, suco de frutas e água de coco. A desidratação pode causar dor de cabeça, fraqueza, sonolência, vômitos e diarreia. O uso do protetor solar, boné, chapéu, camisa e óculos com proteção UVA/UVB, minimiza os riscos do câncer de pele, que é causado principalmente pelos raios solares.
Outra orientação importante é evitar sair durante as horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. Procure ficar em áreas frescas, na sombra ou em ambientes com ar-condicionado. O uso de roupas leves é ideal para não reter muito calor no corpo.
Em relação ao risco de arboviroses, cujo o principal vetor é o mosquito, o recomendado é fazer uso de repelentes diariamente para evitar doenças como dengue, chikungunya, zika e Oropuche, além de manter telas nas janelas para impedir a entrada de mosquitos.
Outro ponto a ser observado é manter a carteira de vacinação em dia, sendo importante ter um cuidado especial com as mães, bebês e gestantes, a exemplo de evitar exposição ao Sol por longos períodos, assim como não deixar crianças ou animais sem a devida proteção em veículos estacionados.
Secom-JP